Sobre nós
Organização não-governamental, para a proteção e conservação do meio ambiente, bem como o uso sustentável da biodiversidade, é juridicamente constituída como associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. Fundado em 13 fevereiro de 2015 em São Luis do Maranhão, o Instituto Ecos de Gaia é uma organização com atuação nacional na área socioambiental e com um grande desafio: Promover a Inclusão Ambiental, este foi o conceito criado pelos seus idealizadores e que representa “disseminação do conhecimento e da importância dos serviços ambientais orientados para o uso sustentável dos recursos naturais”. Nosso objetivo é também de desenvolver pesquisa científica sobre a biodiversidade, manejo e conservação dos recursos naturais sustentável de forma participativa, induzindo uma mudança de atitude que reflita na qualidade de vida das pessoas.
Nascemos de um forte sentimento de dar voz a aqueles quase nunca ouvidos: nossa fauna, nossa flora, nossos povos, nosso planeta. Falhamos em ouvir a natureza, mas dependemos dela em equilíbrio para sobrevivermos com qualidade de vida. Este foi o contexto que nos motivou a unir forças na criação do Instituto Ecos de Gaia.
Escolhemos a ave chamada Urutau, ou mãe-da-lua, como popularmente é conhecida como símbolo das vozes que devem ser ouvidas. Segundo os habitantes da floresta o Urutau produz um canto que se confunde a um lamento, para outros é um agouro, o fato que esta ave de hábitos noturnos e incrível capacidade de se camuflar na mata, simboliza um grito de socorro e nós, do Ecos de Gaia, estamos dispostos a ecoá-lo mundo a fora!
Missão
“Promover a conceito de inclusão ambiental na sociedade através do conhecimento científico e da valorização da sabedoria tradicional.”
Visão
Tornar-se referência na produção de conhecimento técnico científico para o desenvolvimento de ações que proponham reduzir a degradação ambiental e promovam a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Valores
Sustentabilidade, Inovação, Acesso à informação, Ética, Justiça Social
Equipe
NAIARA RABELO VALLE
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão, Naiara é sócia fundadora e presidente do Ecos de Gaia desde 2018 e vem atuando na equipe como coordenadora do programa de monitoramento de fauna, no relacionamento institucional com entidades públicas e privadas, além representar a instituição no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (CONSEMA). Atualmente pós-graduada em Gestão de Negócios Socioambientais pela Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade (ESCAS) do Instituto Ipê, em São Paulo.
SARA SALES M DO NASCIMENTO
Com formação profissional em Engenharia Ambiental, Sara é sócia fundadora e atual vice-presidente do Instituto Ecos de Gaia e pós-graduanda em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coordena o Projeto Nascentes em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e representa a sociedade civil através do EGA no Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Luis (COMUMA) e o Conselho da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu-MA.
ZAIRON MARCEL DE MATOS
Formado em Biologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fez parte da fundação e consolidação do Instituto Ecos de Gaia onde conjuntamente vem desenvolvendo projetos nas mais diversas áreas. Atualmente coordena o programa com Afugentamento, Resgate e Manejo da Fauna Silvestre auxiliando na listagem e na consolidação de inventário de coleções científicas. Integra também o Programa de Estágio Profissionalizante junto ao curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) contribuindo na experiência e conhecimento para formação de profissionais.