O projeto de Recuperação de Áreas Degradadas através da Agricultura Regenerativa é um grande sonho da equipe Ecos de Gaia e foi planejado para ser implementado em biomas florestais.
A agricultura regenerativa é uma importante ferramenta que vem se consolidando nos últimos anos como extremamente eficaz para reverter os impactos decorrentes do desmatamento e uso intensivo do solo, o que causa degradação de hábitats, déficit hídricos, perda da biodiversidade e insegurança alimentar.
Todo sistema produtivo é baseado em energia. Porém, ao longo dos séculos, os sistemas produtivos humanos foram convertendo a energia do meio ambiente através do processo de homogeneização da biodiversidade. Ecossistemas inteiros foram convertidos em extensas áreas de monocultura, desequilibrando o ciclo da água, do solo e reduzindo a energia necessária ao restabelecimento natural dos serviços ambientais.
As mudanças climáticas impuseram um desafio à sociedade: a adoção de um estilo de vida e um modelo econômico mais sustentável, inclusivo e justo. Este projeto está voltado para a recuperação de áreas degradadas com aplicação de técnicas de agricultura regenerativa em comunidades vulneráveis. Desta forma, espera-se promover a segurança alimentar das comunidades, ampliar a extensão de áreas verdes, reduzir o déficit hídrico, contribuir para as metas internacionais através do sequestro de carbono, além de fomentar relações produtivas e comerciais mais justas e colaborativas ao meio ambiente.Embora todo projeto comece como um sonho, com planejamento, engajamento, parcerias e confiança, o PROJETO PLANTA é uma boa oportunidade demonstrar na prática como é possível alcançarmos o desenvolvimento sustentável.