Projeto Nascentes

Projeto Nascentes em São José de Ribamar

O presente projeto representa um esforço multi-institucional que teve início no ano de 2019, quando foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Ecos de Gaia e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), uma empresa pública brasileira, destinada ao fomento do progresso das regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes.

O projeto prevê a execução de ações e intervenções técnicas que materializem a proteção e recuperação de áreas de nascentes no Estado do Maranhão. O planejamento das ações foi dividido em 3 fases principais: I – Mapeamento de áreas de nascente, a caracterização e classificação das mesmas; II – Definição e implantação de intervenções técnicas mais adequadas para a proteção e recuperação de cada nascente; III – Monitoramento qualiquantitativo da água das nascentes e manutenção das intervenções realizadas. O projeto agrega outros parceiros como: secretarias municipais onde o projeto tem atuação, unidades de ensino superior, pesquisadores, lideranças e voluntários. 

Como principal estratégia de ação, o projeto concentrou os seus esforços de amostragem e análise para bacias de relevante interesse social e econômico para o estado.

Estamos na fase de conclusão da Etapa I e nesse primeiro ciclo o projeto buscou entender como funciona a dinâmica das áreas mapeadas e os seus principais aspectos ecológicos e sociais. Temos a intenção de mobilizar e trazer pra perto as comunidades e proprietários de terras que serão diretamente atingidos pelo projeto para atuarem conjuntamente com a nossa equipe. Para tanto, envidaremos esforços para a compreensão plena de salvaguardar essas áreas, afinal, vivemos em um contexto preocupante de mudanças climáticas cada vez mais aceleradas e do aumento frequente de eventos climáticos extremos. 

A partir das experiências e resultados adquiridos até então, a equipe de pesquisadores e voluntários vinculados ao projeto tem sido capaz de construir bases de dados precisos, os quais servirão para subsidiar ações com foco na manutenção e recomposição de matas ciliares. Tais ações emergenciais nas bacias hidrográficas importantes do Maranhão e de seus principais afluentes, permitirá o delineamento de alternativas econômicas sustentáveis para comunidades e povos que vivem nessas áreas e fazem uso desses espaços territoriais especialmente protegidos. Assim sendo, o projeto contribuirá para melhoria da qualidade hidroambiental do estado, bem como auxiliará os povos e comunidades com alternativas socioambientais e econômicas eficazes, beneficiando toda a sociedade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest